O seu ambiente de trabalho está sinalizado e seguro?
- Michele Rodrigues
- 31 de out. de 2023
- 3 min de leitura

Garantir um ambiente de trabalho seguro é de vital importância para a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Para alcançar essa segurança, é essencial implementar Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e práticas de sinalização de segurança, que visam prevenir, indicar e alertar sobre os riscos ocupacionais presentes.
No cotidiano, os trabalhadores frequentemente se deparam com perigos ou situações arriscadas devido à falta de identificação adequada de equipamentos, falta de sinalização de áreas de trabalho com riscos e falta de identificação de tubulações de líquidos e gases, entre outros aspectos críticos que requerem sinalização no ambiente de trabalho.
A sinalização de segurança no local de trabalho desempenha um papel fundamental, abrangendo desde placas que alertam sobre pisos escorregadios até aquelas que indicam saídas de emergência. Essa sinalização é projetada por profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para atender aos requisitos mínimos das Normas Regulamentadoras (NRs) e garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, bem como para estabelecer limites em relação às fontes de perigo no ambiente de trabalho.
A Sinalização de segurança no trabalho
A sinalização de segurança tem como objetivo informar os trabalhadores e visitantes sobre situações de risco ou perigo, destacando a importância do uso de equipamentos de proteção no local de trabalho, sejam eles EPIs ou EPCs. Além disso, a sinalização determina cores específicas para indicar e alertar sobre os riscos presentes. É uma medida prática, rápida e de fácil compreensão.
A Norma Regulamentadora que aborda a sinalização de segurança no ambiente de trabalho é a NR-26, intitulada "Sinalização de Segurança," publicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS). A NR-26 define os elementos, como cores, rótulos e informações, que devem ser utilizados para indicar, alertar e identificar os riscos. Além disso, a NR-26 aborda a classificação, a rotulagem preventiva e os elementos da ficha de dados de segurança dos produtos químicos.
A implementação da sinalização de segurança no ambiente de trabalho contribui para a manipulação, o armazenamento e o manuseio de materiais de forma mais segura. Também facilita a manutenção segura de máquinas e equipamentos, bem como a execução das atividades dos trabalhadores. Além disso, o investimento em sinalização de segurança garante a conformidade com outros requisitos estabelecidos pelas normas, como NR-06, NR-15, NR-18, NR-35, NR-36, entre outras.
A importância das placas de sinalização de segurança no ambiente de trabalho é inestimável, pois elas comunicam com os colaboradores, alertam sobre perigos, indicam locais e rotas a serem seguidas e reforçam regras de segurança, incluindo o uso de EPIs.
Placas de sinalização de segurança no trabalho
A NR-26 especifica o uso de cores na sinalização, pois as cores são uma forma eficaz de comunicação com os trabalhadores. Elas devem chamar a atenção e, idealmente, o uso de um número mínimo de cores deve ser adotado para manter a simplicidade e a clareza. O padrão envolve uma cor de fundo chamativa com sinalizações em preto ou branco.
De acordo com a ABNT NBR 7195:2018, as cores são utilizadas para prevenção de acidentes, identificação de riscos e advertência. Aqui estão algumas das cores e suas respectivas finalidades:
Vermelho: identificação de equipamentos de proteção e combate a incêndios.
Laranja: indicação de "perigo".
Amarelo: sinalização de "advertência".
Verde: caracterização de "condição segura".
Azul: utilizada em sinais de ação obrigatória, como o uso de EPIs.
Violeta: indica perigos relacionados a radiações penetrantes e partículas nucleares.
Branco: demarcação de passagens e corredores usados por pessoas, bem como áreas próximas a equipamentos de primeiros socorros.
Placas de Aviso: Têm a finalidade de alertar os trabalhadores sobre situações, locais ou substâncias inseguras no ambiente, avisando sobre áreas que exigem atenção ou precaução. Geralmente, são amarelas e servem para transmitir avisos do tipo "cuidado".
Placas de Emergência: São utilizadas para sinalizar e orientar em situações de emergência, proibições ou riscos iminentes, como saídas de emergência, portas resistentes ao fogo, entre outros. Geralmente, são retangulares e podem ter fundo verde ou vermelho.
Placas de Obrigação: São usadas para indicar locais ou situações onde o uso de EPIs é obrigatório, com o intuito de instruir os trabalhadores quanto ao seu uso e sinalizar áreas restritas para evitar possíveis acidentes de trabalho. Essas placas são redondas e têm fundo azul.
Portanto, a sinalização de segurança desempenha um papel crítico na promoção de ambientes de trabalho seguros e na prevenção de acidentes. Ela é um componente essencial das práticas de segurança ocupacional e contribui significativamente para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.



Comentários